terça-feira, 8 de outubro de 2013

Mamas e gravidez: o que fazer para formar bico? Hidratação e amamentação.


Amamentar é uma das maiores preocupações das gestantes, e não é para menos: a cada dez amigas questionadas, pelo menos nove reclamam de dor e ferimentos nas primeiras semanas.
Com intuito de ajudar as futuras mamães, segue algumas dicas para cuidar bem das mamas e reduzir os riscos de ferimentos:
 ·         Use sutiã com sustentação, mas que não aperte as mamas;
·         Passe creme hidratante e óleos duas vezes ao dia nas mamas. Não passe na auréola e mamilos;
·         Não use sabão nas auréolas e mamilos, para não retirar a hidratação natural da região.
·         Caso tenha pouco bico, faça o seguinte exercício diariamente: segure o bico com o polegar e o indicador e faça um movimento de rosca para os dois lados. Repita aproximadamente cinco vezes de cada lado;
·         Se tiver possibilidade, tome sol nos mamilos todos os dias, sempre antes das 10horas e depois das 16horas;
·         Existe no mercado conchas de silicone que ajudam a formar bico na gestação, é indolor e eficaz!
·         Após o parto, comece a usar o sutiã o mais rápido possível, pois nos primeiro dias a mama cresce bastante, e com o excesso de peso, pode acarretar em flacidez das mamas.
·         Não use absorvente para mamas, que pode feri-las e ajudar na proliferação de bactérias. Existe no mercado, conchas de silicone para mulheres que estão amamentando, onde ao mesmo tempo que protege o bico, possui ventilação e uma base para casos onde o leite vaza, sem manchar as roupas;
·         Após as mamadas, não lave as mamas, use um pouco do seu próprio leite e passe na auréola e bico, espere secar para fechar o sutiã. O leite é altamente hidratante;
·         Em grande parte das maternidades já é comum receber uma unidade de um produto a base de lanolina para ser passado no bico, pois tem efeito cicatrizante e não faz mal ao bebê. Use nos primeiros dias, caso suas mamas fiquem feridas.
·         No hospital/maternidade aproveite cada momento para aprender a fazer a “pega” corretamente, pois existem enfermeiras especializadas em amamentação que podem ajuda-la.
·         Caso seu bebê tenha muita dificuldade de fazer a “pega” por causa do bico ser pequeno, tente usar o bico de silicone, que além de ajudar na “pega”, contribui para formar o bico e não machuca tanto a região, mas é importante ter certeza que seu bebê está conseguindo sugar.
·         Procure orientação médica, caso seu bico seja invertido.
       Seguindo estas dicas, as chances de ferir o bico é minimizada e você poderá curtir a amamentação mais   rápido. Não desanime caso tenha problemas no início, depois das primeiras semanas a amamentação passa a ser um dos melhores e mais gratificantes momentos da maternidade.

Por: Carla Giglio, grupo Suave Conforto

Estrias x gravidez


As estrias são cicatrizes que ocorrem após o rompimento das fibras da pele. No início as estrias são vermelhas ou arroxeadas, pois ainda existe circulação no local, mas com o decorrer do tempo clareiam e ficam brancas, igual a uma cicatriz por ferimento. Quanto antes se inicia o tratamento, mais facilmente se trata a estria, quando a estria adquire cor branca é bem difícil o tratamento definitivo, mas também é possível melhorar o aspecto estético do problema.
As estrias afetam homens e mulheres que engordam ou emagrecem muito rápido e como qualquer outro problema, é mais comum em quem tem predisposição genética, ou seja, se é comum estrias na sua família, as chances de ter estrias aumentam. Pessoas com pele negra e as asiáticas também possuem maior tendência a estrias.
Na gestação, por conta do aumento da barriga e das mamas, muitas mulheres se preocupam com o surgimento destas cicatrizes, e por isso, segue algumas dicas para minimizar os riscos:
·         Beba muita água: nosso corpo precisa de água para se hidratar, se você toma pouca água, seu organismo irá priorizar a hidratação dos órgãos vitais e do bebê, e com isso, sua pele ficará mais ressecada. Quanto mais ressecada a pele estiver, será mais fácil surgir estrias, pois ela perde sua propriedade de “esticar”
·         Use cremes hidratantes e óleos: Duas vezes por dia pelo menos, caso sinta coceira, passe novamente, evite coçar a região para não machucar ainda mais. Não use só óleo, use creme e o óleo, pois os cremes hidratam e os óleos possuem propriedades umectantes, ou seja, um complementa o outro. Invista em cremes específicos para gestante que possuem substâncias extremamente hidratantes e que não possuem produtos que possam fazer mal ao seu bebê. Use e abuse dos cremes e óleos nas mamas (evite os mamilos e auréolas), barriga, quadris e coxas, que são regiões mais propensas a estrias.
·         Não engorde muito: nada adiantará se você engordar demais, pois a pele tem um limite para esticar, engordar mais de 12/13 kg aumenta muito as chances de adquirir estrias, por isso, nada de comer por dois!!!!
Todas as dicas acima vão ajuda-la a minimizar os riscos de adquirir estrias, mas mesmo assim, se você possui predisposição genética, provavelmente não é garantia que elas não surgirão, mas com certeza virão menores e mais finas do que se você não se cuidar.
Enquanto estiver grávida e/ou amamentando não é recomendável fazer qualquer tratamento para estrias, pois por conta das alterações hormonais, podem surgir manchas escuras nas regiões tratadas, piorando o problema.

Por: Carla Giglio, grupo Suave Conforto