terça-feira, 18 de junho de 2013

Quando vou sentir o bebê mexer?



 Sentir o bebê mexer é uma das maiores expectativas das gravidinhas. Para as mães de primeira viagem pode demorar mais para sentir o bebê mexer, pois no início tem bastante espaço para o bebê se movimentar.
O bebê já se mexe desde a 8ª semana, mas não conseguimos senti-lo ainda. A partir da 16ª semana algumas mães já conseguem sentir seu bebê se mover de leve. A maior parte das mulheres descreve a sensação como “peixe nadando”, “leve cócega”, “borboletas indo de um lado para outro”. O mais comum é sentir o bebê mexer a partir da 18ª semana, pois nesta fase o bebê já tem um tamanho considerável.
A partir da 22ª semana, as leves mexidas começam a ficar mais comuns e fortes, muitas vezes sentimos “chutes”, que na verdade podem ser também cotoveladas e cabeçadas.
Com a proximidade da 26ª semana podemos sentir uns “pulinhos” contínuos, que são na verdade soluços do seu filho na barriga.
A partir da 28ª semana sentimos os movimentos com bastante intensidade e é bastante divertido.
Já na 32ª semana os chutes e cotoveladas começam a se tornar rotineiros e muitas vezes doloridos, é possível ver a barriga se movendo e formando ondas a partir daí. Os bebês geralmente se espreguiçam bastante e a partir da 34ª semana esses movimentos passam a ser bem fortes, muitas mães sabem até dizer o que é chute, o que é cotovelada!
A partir da 35ª semana os movimentos ficam menos frequentes, pois o bebê tem pouco espaço para se mexer, isso é normal. Os médicos costumam perguntar de quanto em quanto tempo sentimos o bebê mexer para saber se está tudo bem.
Alguns bebês se mexem pouco e outros fazem festa na barriga, por este motivo, nunca compare seus movimentos com de outra gravidinha, mas sempre preste atenção nos movimentos do seu filho, para monitorar se está tudo ok!

Por: Carla Giglio, grupo Suave Conforto Enxovais