terça-feira, 25 de junho de 2013

Vou ser pai, e agora?



Para os pais de primeira viagem, muitas vezes é difícil saber o que fazer na gestação de sua amada, para confortá-la e como desenvolver seu papel de pai desde então.
A verdade é que desde a descoberta da gravidez é muito importante que o marido comece a mudar alguns hábitos e ajude sua mulher, para que depois do nascimento do bebê, a nova fase não se transforme em “um bicho de 7 cabeças”:
1)    Consultas Pré-natal: é importante que a esposa possa contar com a presença do marido nas consultas e exames de ultra som, pois além de dar suporte emocional, o futuro papai pode tirar suas dúvidas e vivenciar melhor a gravidez, já que não sente o bebê como a mãe. Se inscreva no curso de futuros pais para aprender bastante sobre seu bebê!
2)     Gestação: durante os primeiros meses de gestação é muito comum enjoos e no 3º trimestre a mulher tem algumas dificuldades, como agachar, caminhar muito, fazer esforço. É hora do maridão auxiliar nas tarefas domésticas, para evitar dores e estresse da futura mamãe. Caso não saiba cozinhar e no pós parto sua esposa não tiver com quem contar, é importante aprender o básico para ajuda-la. Participe da escolha da decoração do quarto e do enxoval, assim quando o seu bebê nascer, já estará bem integrado à nova fase, e não se sentirá “um peixe fora d’água”.
3)     Parto: tente sempre acompanhar sua esposa no momento do parto, para tranquiliza-la, pois afinal, este momento é tão único, que vale a pena deixar os medos de lado e vivenciá-lo.
4)     Pós parto: sua esposa estará cansada  e precisando dormir para fabricar leite e se recuperar do parto, por isso, ajude em tudo que puder, levantá-la, dar banho, oferecer alimentação e conversar com as visitas. Não hesite em pegar seu filho, mesmo que tenha medo e aprenda a dar banho, pois a mamãe precisará de ajuda.
5)     Em casa: entrando na rotina diária, os primeiros 40 dias são bem difíceis para a mamãe por conta do resguardo, pois não pode fazer esforço e precisa descansar 50% do tempo para se recuperar, sem contar que a cada 2/3 horas precisa amamentar. Procure ser pró-ativo e ajude em qualquer tarefa necessária, trocar fraldas, dar banho no bebê, acompanhar as mamadas principalmente se perceber que sua esposa está muito cansada. Como a mamãe ficará a maior parte do dia sozinha e com toda responsabilidade de cuidar do bebê, é muito importante que o papai fique com o bebê para sua esposa poder dormir um pouco.
 O mais importante é querer ser bom pai, esqueça aquela crença que pai precisa se preocupar só com o trabalho e o restante é com a mãe, pois isso pode deixar sua esposa cansada e chateada, o bebê carente e o pai de alguma forma, sentirá que está sempre de lado na relação familiar.

Por: Carla Giglio, grupo Suave Conforto Enxovais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.